Res12_JornalSportingNa “segunda circular” continua a escrever-se correctamente. É um prazer assistir aos jogos na BenficaTV com a palavra “DIRECTO” bem visível no canto do ecrã. Mas o Sporting foi mais longe: com a realização do último Congresso Leonino, no passado fim-de-semana de 7 e 8 de Junho, esta posição tornou-se oficial. Como costuma dizer-se na casa, as coisas foram postas “verde no branco”. Como sportinguista, confesso-me particularmente satisfeito por poder partilhar aqui esta informação.

É gratificante saber que, de acordo com o regulamento do Congresso, era condição para a aprovação de quaisquer propostas a existência de uma maioria de três quatros dos delegados presentes. Tendo em conta que se trata do AO, esta proporção não deve ter sido problemática — é sabido que, à excepção dos governantes que nos querem impingir o AO à força, a grande maioria da população continua a não ver qualquer sentido na adopção de um conjunto de regras absurdas.

Benfiquistas, portistas, vimaranenses, “briosos”, setubalenses… de que é que estão à espera para seguirem este exemplo? É preciso dar uso ao velho ditado: desporto é cultura — e este é um daqueles casos em que a “clubite” não tem lugar.

Rui Valente

[imagem: reprodução da Resolução 12 conforme consta no Jornal do Sporting, edição de 12 de Junho]

[transcrição]
«Recomendação 12
ACORDO ORTOGRÁFICO
Propõe-se que, em toda a sua comunicação escrita, em papel, no sítio da internet ou no novo canal televisivo do Clube, o Sporting Clube de Portugal continue a usar a ortografia portuguesa seguindo aquilo que se denomina de antigo acordo ortográfico.
»
[/transcrição]