Os professores António Avelãs e Luís Lobo, ambos membros do Secretariado Nacional da FENPROF, tiveram ontem (21.10.14) a amabilidade de dispor de algum tempo para reunir, na sua sede nacional, com representantes da ILC-AO. Se, por um lado, os professores naturalmente se preocupam em não prejudicar os seus alunos quando estes são obrigados a utilizar o AO nos exames, também é certo que o papel do professor na sociedade não se esgota na sala de aula. Foi nesse sentido que apelámos a estes professores para que a FENPROF, com o seu historial de luta pelos interesses dos professores, reflicta sobre esta questão.

WP_20141021_002_light

À semelhança de reuniões anteriores com outras entidades, procurámos relatar um pouco do que tem sido a história  e a génese do AO90 e da sua entrada em vigor em Portugal – uma história de carácter, no mínimo, duvidoso e recheada de meandros pouco recomendáveis, como sabemos – e transmitir o objectivo último desta ILC: revogar essa mesma entrada em vigor no nosso país. Seria excelente se pudéssemos contar com o apoio expresso dos professores e temos a certeza de que tal apenas dignificaria essa nobre profissão.

WP_20141021_001_light

Pela nossa parte, é claro, continuaremos a divulgar esta Causa o mais possível junto de entidades e organizações ligadas à Cultura em geral e à Língua em particular.

Fenprof_22Out2014

 [Representantes da ILC-AO na reunião: Hermínia Castro, Octávio dos Santos e João Pedro Graça]


A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) é uma federação sindical de sindicatos de professores portugueses, representando cerca de 50% do total dos professores sindicalizados através das seguintes associações:

Sindicato dos Professores do Norte (SPN)
Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC)
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL)
Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS)
Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA)
Sindicato dos Professores da Madeira (SPM)
Sindicato dos Professores do Estrangeiro (SPE)