Esta é uma ideia de João Ricardo Rosa, consistindo basicamente em utilizar uma ferramenta do Firefox já existente para ler em Português correcto as páginas web que “adotaram” o AO90.

Por exemplo, na imagem seguinte pode ver-se que o termo adulterado “seleção” foi automaticamente corrigido para “Selecção”.

Nas duas imagens seguintes, executadas pelo autor do “blog” Bic Laranja, outros tantos exemplos de páginas web em que o Português aparece corrigido (as correcções automáticas foram sublinhadas nas imagens).

A instalação desta “extensão” do programa de navegação Firefox é extremamente simples:

1. Aceda ao endereço https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/foxreplace/ e “click” no botão “Transferir agora/Download Now”) e “Instalar Agora/Install Now”.
2. Re-inicie o Firefox.
3. No menu do Firefox, “click” na opção “Ferramentas/Tools”), seleccione “FoxReplace” e abra o sub-menu “Opções do FoxReplace/Options”).

4. Irá abrir uma nova “caixa” com as opções do FoxReplace.

5. Copie o endereço http://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.xml e cole-o na linha em branco onde diz URL (como vê na imagem). Assinale as caixas de verificação “Update from Url/Actualizar de Url” e também “Auto-replace on page load/Substituir ao carregar página”. Por fim, “click” no botão “Ok”.

E pronto! Já pode navegar pela Internet à vontade sem qualquer receio de tropeçar em agressões ortográficas.

Aguardamos a qualquer momento (que alguém converta) versões deste “extra” para outros programas de navegação, ou, pelo menos, para o Google Chrome.

[O ficheiro de conversão em http://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.xml é também da autoria de João Ricardo Rosa, que o criou de raiz e o actualiza.]

[A imagem das opções do Firefox/FoxReplace é também, como outras duas neste “post”, do blog Bic Laranja.]


Actualização em 18.04.12

Já foi lançado pelo autor da ideia o “site” onde pode encontrar todas as informações e indicações sobre esta (excelente) ferramenta de “navegação” na Internet: http://firefoxcontraao90.wordpress.com/