[transcrição]
Ai já começou a gravar. Desculpem. Olá, sou o Nenuco, já devem saber. Neste vídeo vou falar-vos sobre o acordo ortográfico. E porquê o acordo ortográfico? Porque eu estou com dificuldades em escrever… em Português; porque no Francês e no Inglês não há acordo. Ou há? Se calhar há… Se calhar há… Vou perguntar isso aos meus professores. Ok, eu depois pergunto.

Como toda a gente sabe, quando nós andávamos na Primária estavam-nos sempre a insistir para pormos em “correcção” o “C” e o “Ç de cedilha”, em “recepção” o “p” antes do “Ç de cedilha” e assim; e agora querem-nos fazer tirar! Então para que é que nos ensinaram? Não percebo. Não cabe na cabeça de ninguém, isso; só mesmo na cabeça de quem está lá na política, e assim. Só sabem mentir e roubar, mentir e roubar. E aldrabar também.

Mas, por exemplo, porque é que nos ensinaram a escrever com dois “cês”, um “pê” e um “cê” e agora nos querem obrigar a tirá-lo? É estúpido. Mais valia não nos terem ensinado. Só nos estão a fazer perder tempo. E eu não gosto de que me façam perder tempo. Porque perder tempo é uma seca. E depois fazem-me perder tempo e não tenho tempo de vir cá gravar os vídeos para vos fazer rir. Por isso, digam aos professores de Português (e de outras disciplinas, porque há professores de outras disciplinas que também escrevem com o acordo) para não me fazerem perder tempo; porque se eles me fizerem perder tempo vocês não vêem os meus vídeos; e se vocês não virem os meus vídeos até ficam felizes… mas eu não! Eu quero que as pessoas vejam os meus vídeos.

Eu ultimamente ando com dificuldades em escrever por causa do acordo. Oh, pá, dizem que nos querem aproximar dos brasileiros! Eles que se aproximem de nós! Nós é que os descobrimos. Dos angolanos… nós é que os descobrimos, eles que se aproximem. Dos moçambicanos… nós é que os descobrimos, eles que se aproximem. Das outras terras de África que são portuguesas (eu não me lembro de todas, eu sou bom aluno, por isso não me lembro) eles que se aproximem porque fazem-me perder tempo, como já disse. Oh, pá, e depois toda a gente anda com dificuldades em escrever e esses é que têm de se aproximar de nós porque nós é que os descobrimos.

Se estás comigo, mete “gosto”. Se não estás comigo, mete “não gosto”. É só isto que tenho para dizer, passa a mensagem e diz NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO!
[/transcrição]

Nenuco“, estudante, vídeo alojado em YouTube no dia 20 de Fevereiro de 2012.