Quarta-feira, 30 Maio, 22h

O mal-estar com o acordo ortográfico
Debate com Teresa Salema e convidados

O Bartô vai receber Teresa Salema, presidente do Pen Club, escritora e professora universitária, para um debate sobre o Acordo Ortográfico. Acordistas e Anti-Acordistas sentam-se à mesa para esclarecer o nosso público e comunidade escolar, num evento em que a participação de todos é essencial.

O que sentem? Como o Acordo afecta o vosso dia-a-dia? Responderemos a estas e muitas outras questões nesta noite em que investigaremos “o desacordo em relação ao acordo”.

«Não nos iludamos. Por um lado existe uma aparente liberalidade, por parte das autoridades legislativas e governativas, face à possibilidade de resistir às imposições do AO, que reconhecidamente falham as respectivas metas em todos os planos (alegada correspondência entre oralidade e escrita, pretensa unificação da língua para o mundo da lusofonia, real assalto das editoras ao mercado brasileiro, esse em que porém os leitores que amam a língua compreendem sem esforço o português europeu; será que esse assalto visa os analfabetos, os leitores light?). Por outro lado, essa liberalidade não consegue mascarar o carácter totalitarizante de uma medida que confronta o cidadão comum a par e passo com uma língua em que ele não se re-conhece.»
Teresa Salema, in Público, 08.04.2012

[Texto recebido (por email) de Teresa Salema, subscritora e apoiante da ILC.]