Ana Isabel Buescu nasceu em Lisboa em 1957.

É licenciada e doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é professora na área de História Moderna.

Tem-se interessado por temas relativos à cultura de corte; livro e livrarias, história da infância e da educação; história das mulheres e ainda por aspectos da cultura medieval.

Para além da participação e organização de várias reuniões científicas e da publicação de artigos e ensaios em revistas e actas de colóquios, publicou vários livros: O Milagre de Ourique e a História de Portugal de Alexandre Herculano. Uma Polémica Oitocentista, 1987, Imagens do Príncipe. Discurso Normativo e Representação (1525-1549), 1996, Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (séculos XV-XVIII), 2000, a biografia D. João III (1502-1557), 2005 e, em colaboração, coordenou a edição de O Corpo e o Gesto na Civilização Medieval, 2006.

Publicou ainda a biografia de Catarina de Áustria, Ed. A Esfera dos Livros, 2007, e A Mesa dos Reis de Portugal (coord. e autora), Círculo de Leitores, 2011.

Ana Isabel Buescu subscreveu a Iniciativa Legislativa de Cidadãos pela revogação da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990.

No passado dia 30 de Maio Ana Isabel Buescu deixou um comentário aqui mesmo, no “site” da ILC, que terminou com o seguinte apelo:

«E por favor, quem estiver de acordo com o acima dito, DISPONHA DE UNS MINUTOS, DE UMA IDA AO CORREIO, E ASSINE A ILC!!!!»

Veja a “galeria” de subscritores, activistas e apoiantes da ILC pela revogação do “acordo ortográfico”.

Nota: esta publicação foi expressamente autorizada pela subscritora. Nota biográfica copiada (e fotografia importada) da página de autora de Ana Isabel Buescu na Editora “Esfera dos Livros”. Acrescentado o último parágrafo na nota biográfica copiada.